Nenhuma disciplina jurídica é tão problemática, tão suscetível de abordagens diversas - o que, aliás, a própria discussão que até hoje persiste quando a seu objeto testemunha - do que a introdução à ciência do direito, e, no entanto, nenhum ensino é tão fecundo e mesmo eventualmente tão fecundante quando aquele que se ministra aos que se iniciam no estudo do direito. Jusnaturalismo, historialismo, positivismo, 'direito livre', realismo - (e aqui a enumeração não evidentemente exaustiva) - e a correspectiva atitude ou papel do juiz em conformidade com cada uma destas concepções, ensejando o problema, não menos relevante, da criatividade maior ou menor do direito pela vida jurisprudencial -, tudo isto são noções que necessitam de concretude, indispensável ao iniciante no estudo do direito. Fecundada deste modo sua inteligência, fácil lhe será, depois, alçar-se das noções apreendidas aos grandes temas da filosofia do direito, disciplina tradicionalmente colocada em etapa mais avançada nos currículos jurídicos. Justamente na realização deste objetivo temos comprovado a importância inestimável do trabalho do professor lon fuller, da universidade de havard - o caso dos exploradores de cavernas (the case of the speluncean explorers), que bem poderia levar o subtítulo de 'uma introdução à argumentação jurídica'. Conduzindo a discussão habilmente, sem nada influir, visando tão-somente a descontrair os estudantes, dá-se-lhes oportunidade visualizarem de modo crítico a posição para qual
Editora | EDITORA SAFE |
Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2006 |
Autor | FULLER, LON L. |
EAN13 | 9788588278011 |
ISBN | 858827801 |
Páginas | 77 |