“A partir de uma análise econômica altamente interessante, com base em
dados originários de várias relações de consumo considerando variados problemas
exsurgidos a partir de levantamento cuidadoso, nos tornamos expectadores-
participantes (afinal somos todos consumidores e de alguma forma, aqui ou mais
adiante, há informações que nos faltam ou que não logramos bem compreender) dessa
pesquisa instigante feita pela Dra. Amélia, e que aponta para um marco decisivo: o
princípio da transparência máxima (art. 4º caput CDC) é o direito básico do
consumidor por excelência.
Há uma crise no direito do consumidor, revelando-se atualmente uma onda
perversa de desqualificação dos consumidores que insistem em apostar que a Lei
8078/90 é uma das mais alvissareiras propostas de garantia de direitos fundamentais
do ordenamento legislativo brasileiro, e que, com base no CDC, multiplicam os
acessos ao Judiciário.
Amélia Rocha está entre as grandes mulheres juristas do Brasil, com uma
sólida carreira construída em defesa dos vulneráveis, coerente, inteligente,
politicamente bem posicionada e já agora deixando marca positiva e indelével no
capítulo jurídico-acadêmico do direito do consumidor, sua obra é uma resposta
adequada e segura a quantos queiram amesquinhar o direito à informação clara,
completa e objetiva que o CDC preconiza para todos os consumidores”.