Esta obra explora os efeitos resultantes da virtualização do Estado sobre a atitude dos usuários de serviços públicos. Busca analisar o impacto da integração de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prestação de serviços públicos, avaliando como essa desmaterialização afeta a forma como os usuários percebem o órgão público que adota essas tecnologias digitais.Além disso, procura entender como esse mesmo fenômeno influencia a percepção dos usuários em relação à sua capacidade de acessar políticas públicas. Trata-se de estudo qualitativo realizado no Brasil, em um órgão público do sistema de justiça, a Defensoria Pública de São Paulo. Foram analisadas 718 manifestações escritas de usuários do serviço público ao longo dos anos de 2019, 2020 e 2021 e 14 entrevistas com usuários do serviço. Os resultados mostraram que a virtualização do atendimento foi capaz de criar efeitos atitudinais de policy feedback de forma clara, estável e rastreável, a partir da adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Quanto à influência da virtualização nas atitudes dos usuários sobre a sua capacidade de acessar a política pública, os resultados demonstram que há uma ligação direta entre a atitude de policy feedback e a habilidade dos usuários de serviços públicos de utilizar as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Neste aspecto, os mais afetados pelo fenômeno da virtualização são os usuários que não possuem letramento digital.