Utilizando-se de uma linguagem clara e objetiva, a obra oferece aos leitores um panorama relevante acerca dos aspectos que envolvem as empresas e o regime jurídico da proteção de dados, sobretudo quanto aos desafios na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tendo em vista o cenário atual da temática no Brasil.Trata-se de um importante instrumento nas mãos de advogados e profissionais do direito, empreendedores, administradores, profissionais das áreas de tecnologia e segurança da informação, e-commerce, informática em geral, entre outros, na medida em que fornecerá informações claras e diretas sobre a implementação da LGPD nas empresas.O livro consiste substancialmente em análises conceituais e práticas sobre proteção de dados aplicável às empresas. Dentro dessa temática, cuida de questões envolvendo data mapping (mapeamento de dados), compliance (conformidade com a legislação), autorregulação, microempresas, boas práticas, governança corporativa, gerenciamento de riscos, plano emergencial para incidente de vazamento de dados, liberdade econômica, nova lei de franquias, territorialidade e extraterritorialidade, transferência internacional de dados, proteção de dados em instituições públicas, caso fortuito como excludente de responsabilidade.O que se pretende aqui é trazer comentários substanciais com viés prático, mas embasados teoricamente de modo a interferir positiva e diretamente na maneira como as empresas podem implementar e cumprir a leg