As marcas de produto e serviço ('Xerox', 'Coca Cola', 'Petrobras') não estão sujeitas a qualquer obrigação jurídica, no direito vigente no campo da propriedade intelectual, de que se mantenha uma qualidade determinada dos objetos assinalados. Entretanto, nosso ordenamento jurídico prevê a proteção de outros signos distintivos que, por lei ou obrigação voluntária, devem assegurar a presença ou ausência de atributos de qualidade nos bens ou serviços que assinalam. Esses signos distintivos, denominados neste estudo de 'substanciais', são a marca de certificação, a marca coletiva (em certas aplicações) e a denominação de origem. Este trabalho estuda a função de qualidade exercida por estes signos, as obrigações oriundas desta função e as demais consequências jurídicas co muns a todo esse gênero ou peculiares a cada uma de suas espécies. Discute-se também como a função de qualidade é exercida pelas marcas de produtos e serviços.
Editora | EDITORA LUMEN JURIS |
Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2011 |
Autor | PORTO, PATRICIA CARVALHO DA ROCHA |
EAN13 | 9788537510933 |
ISBN | 8537510933 |
Páginas | 204 |